quinta-feira, 13 de março de 2008






A menina cresceu. A inocência foi ficando no meio do caminho. Nas brincadeiras com a boneca. Debaixo das folhas da goiabeira. No governo que prometeu e não cumpriu. Nas relações.Com o tempo aprendeu que tudo é mutável, inclusive o ser humano.Disseram que as verdades que aprendeu não são verdades. Que certo e errado depende do ponto de vista. Já ouviu que a ética é relativa.Descobriu que é fácil mentir e acreditar em mentiras. Enganar e ser enganada. Prometer e não cumprir. Trair e ser traída.Começou a perceber que está de um lado ou do outro é fácil. Muito fácil.Descobriu que os dois lados dão prazer. E preenche vazios.E se pergunta de que lado que viver? Para decidir, lembra-se do respeito a si, do respeito ao outro, dos valores éticos e morais aprendidos na infância.Mas se tudo é relativo? Se depende do ponto de vista? Se depende da cultura? De que lado vai seguir?





26 comentários:

MONICAVOX disse...

QUERIDA PAULA,A PERDA DA INOCÊNCIA É UMA FASE QUE DÓI, PARA QUEM PASSA E PARA QUEM ASSISTE DE CAMAROTE...É ISSO QUE VC RETRATOU BEM AQUI...VEJO MINHA FILHA CRESCER E COMEÇAR A CAIR A FICHA DE ALGUMAS COISAS E ME PERGUNTO:
"É MESMO NESCESSÁRIO?"E MEU CÉREBRO RESPONDE;"CLARO QUE É"
O DURO É PERDER A INOCENCIA E CAIR NUMA VIDA TRISTE....OLHA,NÃO ESQUENTA COM OS COMENTÁRIOS SRSR JÁ ACONTECEU COMIGO TAMBÉM SRSR ACHO QUE PUS E NÃO ENTROU...COISAS DA NET...SUA PRESENÇA É UMA ALEGRIA LÁ NO BLOG,FICO FELIZ DE VIR AQUI E DE RECEBÊ-LA LÁ...ISTO É O QUE IMPORTA NÉ?UM ÓTIMO DIA PRÁ VC,BJUS MIL, WALK ON FOREVER,MONICAVOX

Anônimo disse...

Ainda que seja brega dizer o coração tem um bom peso e uma boa direção.

Unknown disse...

Tudo cura o tempo, tudo faz esquecer, tudo gasta, tudo digere, tudo acaba. Atreve-se o tempo à colunas de mármore, quanto mais a corações de cera! São as afeições como as vidas, que não há mais certo sinal de haverem de durar pouco, que terem durado muito. São como as linhas que partem do centro para a circunferência, que, quanto mais continuadas, tanto menos unidas. Por isso os antigos sabiamente pintaram o amor menino: porque não há amor tão robusto que chegue a ser velho. De todos os instrumentos com que o armou a natureza, o desarma o tempo. Afrouxa-lhe o arco, com que já não atira; embota-lhe as setas, com que já não fere; abre-lhe os olhos, com que vê que não via; e faz-lhes crescer as asas com que voa e foge. A razão natural de toda essa diferença é porque o tempo tira a novidade às coisas, descobre-lhe os defeitos, enfastia-lhe o gosto, e basta que sejam usadas para não serem as mesmas. Gasta-se o ferro com o uso, quanto mais o amor? O mesmo amar é causa de não amar e ter amado muito, de amar a menos.

Padre Antônio Vieira. Sermões.

Ricardo Rayol disse...

pesos e medidas, isso é uma cruz que todos carregamos.

Anônimo disse...

Se você já tem os valores??? Já sabe quais pesos e medidas a tomar! Assim amiga Paulinha, siga a sua cabeça! abçs e bjs

layla lauar disse...

Cada um sabe de si, a vida não
tem setas indicando qual a direção certa a seguir...

Quem for esperto e prático, escuta a razão, quem é sonhador segue o caminho que indica o coração...

A decisão tem que ser sua, não do outro.

Suas dúvidas resultaram num belo texto.

beijos

Luma Rosa disse...

Vai para o lado em que não pese a consciência depois. Dormir bem faz bem para a alma!! (rs*) Beijus

Unknown disse...

Tem horas na vida que a gente fica pensando e se perguntando, será que é bom perder a inocencia, mas precisamos tanto da experiencia? ó duvida cruel, as vezes é melhor um mundo de sonhos do que um em que tudo foge aquilo que sonhamos ou desejamos, mesmo não podendo ter tudo, sonhar é bom...beijos e otima tarde pra ti.

Unknown disse...

Paula, li, mas não refleti, estou numa correria.... mas passei aqui para deixar-lhes um abraço..bj

Anônimo disse...

paula,todos descrevram muito bem seu pensamento,eu acredito q o viver com simplicidade,naturalidade,ultrapasse todas as culturas,pois só o amor,sem nada esperar,mesmo q sejamos malhados,vale a pena,cada um da o q tem,e as cças q estao desenvolvendo seu caráter,realmente passam por fases conflitantes,mas tem casos de cças q sao maldosas mesmo,e crescem assim,o q fazer?da minha parte,ofereço rosas a todos q de mim se aproximam,através de vibrações de paz e amor.bjs paula!!

Anônimo disse...

Olá minha querida amiga, fiquei comovido com suas palavras. Faz sentido que conseguiu perceber com essa simples, mas sábias perguntas o sentido para muitas das desarmonias e dissonâncias que vão existindo no nosso intimo, “de que lado vai seguir”, e com você não é diferente. A mulher que existe em você quer crescer, a menina quer continuar a receber mimo, quer continuar a ser protegida, acolhida e acarinhada e não quer crescer. Quer continuar nas brincadeiras com a boneca. Debaixo das folhas da goiabeira. A mulher quer ter sucesso, reconhecimento pelo seu trabalho, quer simplesmente ser feliz. A menina quer continuar sonhadora, utópica, dando sua contribuição para um mundo melhor. Você tem essas características de menina livre e a sede de ser feliz na mulher. Mas fazer convergir estas "duas personalidades" é tarefa complicada. Há muitos pontos em que a concordância não é possível! Mas o caminho é por aí. É na tentativa de reencontrar a harmonia interior que em outros tempos caracterizou que está o segredo. Tenho certeza que depois disso, decidir o caminho a seguir será mais fácil. Aí já voltou a ser única, com objetivo resultante da menina e mulher. Fique em paz na minha paz.

Anônimo disse...

Paula,

O teu é um texto maduro.

Ponderado, harmonioso, filosófico.

Que você vá deliciosamente, e que teu retorno seja glorioso!


Abraços, flores, estrelas..

Anônimo disse...

Crescer é bom e importante, mais também é preciso crescer sem perde os bons costumes da infância.

Já to com saudades de você!!

Beijos.

Anônimo disse...

A gente aguarda seu retorno, menina!

Paula Calixto disse...

Segues-se a si mesmo, porque o si mesmo é desde que se percebe-se alguém, a junção de si e de Outro(s).

____________

Divírta-se, ou, faça o que tenha a fazer e tem meme pra você no Maçã.

Beijos, xará.

Anônimo disse...

Menina tenha um ótimo dia, não sei ficar sem suas fotos maravilhosas.

Anônimo disse...

Atualizando a leitura... Encanta-me sempre teu modo verdadeiro e profundo de escrever! Tens o dom, amiga querida, de nos levar a refletir, ponderar, equilibrar as opiniões, enfim, de nos fazer pensar.

O texto de hoje, acredito que o caminho do coração ainda é o melhor, quando não conseguimos distinguir uma outra luz que nos oriente.

Ainda bem que domingo está pertinho (rs).

Ficam sorrisos, pétalas e beijos para enfeitar o teu final de semana. Tomara que ele te chegue inundado de sol, de alegria, música, amor e muita poesia.

Anônimo disse...

Olá... Que coisa em esse seu texto muito perfeirto. Deculpa não vim aqui mas. mas tentarei bjsssssssss.
Sem não aparecer pq estou pensando em deletar meu blog... Bjs.

Anônimo disse...

Paula, é um belo texto, reflexivo... mas a realidade impõe seu ritmo, transgride valores e destrói sonhos.
boa noite e um feliz fim de semana.

Anônimo disse...

É, perder a inocência no mundo de hoje não é algo para se ficar contente.

Anônimo disse...

Bons textos sempre resultam numa grande reflexão sobre o que temos perdido ou não queremos perder ao longo do amadurecimento da vida ...linda escrita querida !

bjus.

Pamela Araújo disse...

ótimo texto, e muito bom seu blog :)
Passei aqui e gostei muito..
Abraços

Anônimo disse...

MINHA QUERIDA PAULA VC SEMPRE MUITO VERDADEIRA,AMAVEL E CARINHOSA .SERÁ QUE É BOM PERDER NOSSA INOCÊNCIA?EU PREFIRO SEMPRE GUARDAR EM MEU CORAÇÃO ESSE SENTIMENTO,PARA ENCARAR O MUNDO .OLHA TEM UMA FRASE QUE SEMPRE GOSTO DE ESCREVE ÖUCA COM CARINHO A LINGUAGEM DO SEU CORAÇÃO¨.BEM QUERIDA ESPERO QUE VC TENHA TIDO UM BOM RETIRO E COM MUITAS PRECES E REFLEXÃO SAUDADES UM BJ COM CARINHO SUZI

Anônimo disse...

Queria pode estender uma rede nessa goiaberia e esquecer das dores do mundo. Ótimo final de semana. bjos

Lay Santana disse...

Como tudo é relativo cade a nós seguirmos o que nos cabe, o que nos parece coerente com nossas virtudes, com o anseio de nossos corações. Espero que você esteja bem e desculpe pela longa demora em visitá-la. um beijo Paula

Unknown disse...

Ola querida, um otimo domingo pra ti e uma semana de muito amor no coração...beijos.