quinta-feira, 30 de abril de 2009

O dia do trabalho

Estive pensando sobre o dia do trabalho. Os explorados, usurpados nos seus direitos, violentados na sua dignidade, assaltados nos seus desejos e anseios, sofrendo preconceitos no ambiente de trabalho, discriminação, assédio moral e sexual. Vivendo com um salário mínimo, recheado com o máximo de violência contra a dignidade humana. Por outro lado, tantos desempregados. Esse tipo de reflexão me deixa triste.
Para mudar esse sentimento fui lembrando dos muitos trabalhadores que tem atitudes positivas, realizam o melhor com o mínimo de condições ambientais, salariais, materias. Fazem bem feito a sua parte, independente dos muitos que não fazem e que são pagos para fazerem, que roubam, exploram, mentem, prometem e não cumprem. Lembrei, ainda, de todos os que sentem prazer no trabalho realizado. Dos que ajudam os outros direta ou indiretamente. São profissionais dedicados que zelam pela vida, acreditam no ser humano, compreendem que seus atos podem mudar a realidade. Pensam num futuro melhor.São tantos profissionais angustiados, doentes emocional e fisicamente por se dedicarem ao que fazem. Lidando com as adversidades, enfrentando diversos desafios, a inveja, o ciúme, o desrespeito, a concorrência desleal tudo em busca do melhor.São pessoas que acreditam que estão plantando esperança, dignidade, honestidade, respeito, seriedade. Criando um presente diferente com seu trabalho, com suas atitudes. Acreditando que estão edificando um futuro melhor, mais justo.
Parabéns a todos profissionais competentes, esforçados, comprometidos. Lembrei de vocês para mudar a linha do meu pensamento e não ficar só na tristeza. E também acreditar e ter esperança, que podemos fazer e ser diferentes, em busca de uma sociedade mais justa, menos violenta. Um lugar onde se possa ter esperança e acreditar no outro.
Trabalhador, ser humano antes de tudo, o seu valor é seu, está em tudo que você faz, está em você, que tem valor, que tem um ideal. Parabéns!!!!!

35 comentários:

Blue disse...

Sim, com certeza sonhar com uma sociedade mais justa, embora se saiba que é um tanto utópico este sonho.
Quanta gente sendo explorada, aqui e em qualquer lugar.
Mas permanece o sonho.
E enquanto houver pessoas trabalhando para que isto, permanece a esperança.´
É assim em tudo.
Que vença o amor, que vença sempre a justiça!

Beijos, bom feriado mundial, bons ventos e que estes ventos façam levantar as pipas com as cores da paz mundial e justiça social!

Leo Mandoki, Jr. disse...

muito bem! adorei essa postagem...estamos diante de uma crise com particularidades ineditas na história do capitalismo:
1. Uma crise que se expande com muita velocidade entre os países (em 6 meses o world economic outlook do FMI já fez 3 previsões internacionais)
2. Uma crise que destrói empregos de forma maciça.
...
na verdade, este ano (e tbm no próximo) seria preciso homenagear não o dia do trabalhador, mas sim o dia do desempregado. Pq o desemprego é uma chaga social que deve ser combatida. Milhões de desempregados de Set. 08 até agora. Pessoas com familias, com despesas, com sonhos..e que ainda precisam viver e não sabem como. Em simultaneo, empresas e patrões ambicioso e sem escrupulos - exploradores da força de trabalho. Eu este ano sou sensível aos desempregados, pq os trabalhadores devem fazer o que sempre fizeram: trabalhar. E hj mais do que nunca para tentar ajudar a criação de novos empregos.
um beijo

Elcio Tuiribepi disse...

O sonho de uma sociedade mais justa sempre esteve comigo, a gente vê tanta desigualdade, tantos recursos desperdiçados, tanto dinheiro mal empregado, que isso revolta. Mas uma coisa que li e que é super real foi esta parte...
"São tantos profissionais angustiados, doentes emocional e fisicamente por se dedicarem ao que fazem. Lidando com as adversidades, enfrentando diversos desafios, a inveja, o ciúme, o desrespeito, a concorrência desleal tudo em busca do melhor"

Essa concorrência em busca da eficiência e da qualidade, QUE NA VERDADE DEFINO COMO A BUSCA CONSTANTE PELO CAPITAL E QUE É SINÔNIMO(LUCRO)é que acaba massacrando os trabalhadores. Dentro do próprio ambiente de trabalho existe esta concorrência muitas das vezes desleal, onde um quer furar o olho do outro...
Esta é a pior parte, a luta pela sobrevivência transformando as pessoas...
Um ótimo feriado para você Paula...um abraço na alma...bjo

Elcio Tuiribepi disse...

Ahhh...faltou uma foto nesta postagem...
Quanto ao outro post, somos todos anjos, uns mais bonzinhos, outros menos...rsrs...mas ainda assim, anjos
Valeuuuuu...fuiiiiiiii

Fábio Mayer disse...

Toda pessoa de bem quer uma sociedade mais justa, com uma distribuição de renda que possibilite dignidade a todas as pessoas. Um verdadeiro ser humano tem que conter a ganância natual de nossa espécie.

Porém, Paula, deixe eu ser chato por um momento, para te dizer que não é dia do trabalhador, é dia do TRABALHO, o que significa que engloba, como seu texto deixou bem claro, o trabalho de donos de empresa, donas de casa e autônomos. Esse termo, "dia do trabalhador" tem sido usado (não por você, bem dito) para demagogia, por gente que as vezes quer dizer que empresário ñão trabalha.

Quem não trabalha no Brasil geralmente é sindicalista ou político, o dia é do TRABALHO.

Everson Russo disse...

NO país que a gente vive, nas condiçoes que a gente vive, só tendo esperanças mesmo, num lugar onde a desigualdade salta aos olhos, uns passam fome, outros desperdiçam por ter demais, onde alguem que rouba, não que o roubo seja digno, um pão pra comer, vai pra cadeia, enquanto em Brasilia, por coincidencia de onde voce veio há poucos dias, tudo parece normal, tudo é normal, eles criam seus roubos mirabolantes e nós pagamos a conta, é dificil acreditar nisso, tudo que a gente vê sem punição, é dificil acreditar num país do futuro, é dificil acreditar em quem tem o comando se as caras e as ideias sempre são as mesmas, se dão direito a um povo carente de cultura de votar, mas que poder é esse? se ele nao sabe eleger, se troca seu voto por uma cesta basica pelo desespero da fome, sei lá, acho que por aqui, só Deus dará jeito...deixemos isso de lado, o comentario descambou como sempre, mas voltemos pra falar de amor, de sonhos poesia e paz...beijos na alma, lindo feriadão e muito amor no coração, não entendi muito seu comentario, tá de viagem outra vez? rs..rs..rs..não é possivel.....rs..rs..rs...

Maria Dias disse...

Por falar em dia do trabalho tenho um convite para vc e todos q me acompanharam no Avesso(tem festa lá no Bem me quer!)Vcs todos estão convidados!rs...

Beijo!

Maria Dias

Unknown disse...

Viva aos que estão trabalhando e preces para os que estão desempregados, em subempregos, e misericórdia aos que não tem a mínima condição...Que uma revolução cultural e moral possa atingir aqueles que poderiam fazer melhor governando nosso País!

Uma aprendiz disse...

Acredito que hoje seja um dia de comemorações para aqueles que têm a sorte de estar empregado. Seja no que for e ganhando o quanto der.
Lamentável?
Sim, mas real.
Hoje, aqui em Sampa, pipocam festas com sorteios de casas, carros e prêmios menores.
Teremos exposições (inclusive uma em homenagem a Airton Sena), shows musicais, etc.
Como os festejos serão no centro, muitos desempregados e moradores de rua estarão presentes, esses últimos vistos meio que lado pelos demais e, principalmente, pelos organizadores e autoridas locais.
Mas, assim caminha a humanidade e a banda passa e o circo faz turnê pelas cidades.

um grande beijo

Nanda Assis disse...

é uma data que n se tem o que comemorar.
bom feriado.

bjosss...

FRAN "O Samurai" disse...

Oi Paula!

Esse 1 de Maio é um dia mais de revolta do que comemoração, pois essa é a cara do Brasil. Um país de desilgualdade social, que não dá valor aos seus verdadeiros trabalhadores que estão alí no dia a dia, debaixo de sol e chuva, doentes ou não, mas que constroem esse país aos poucos.

O nosso país é belo por natureza, mas é horrível em política.

Comemorar o quê hoje?

Deveria ser um dia de protesto nacional.

Mas enfim, cada um sabe a importância ou não desse dia.

Beijos e postagem interessante.

edson marques disse...

Saudades (muitas!) de você!


Abraços, flores, estrelas..

Anônimo disse...

E mesmo assim, continuamos trabalhando com dignidade (a grande maioria)!
Sim, parabéns prá nós...
Beijos!

MENSAGENS AO VENTO disse...

_________________________________

Gostei muito do seu texto! Uma bela homenagem aos trabalhadores de todo o mundo...


Beijos de luz e o meu carinho, Paula!

Zélia (Mundo Azul)

_______________________________

Ademerson Novais disse...

È isto amiga....reconhecer e bendificar aqueles que estão em prol da sociedade e do mundo é uma atitude que as vezes não vemos...que muitas vezes não ouvimos....o que mais ouvimos sim é sobre a parcela que rouba...que explora...que mata..estes e varios outros grupos que somos obrigados a ouvir..e o pior a conviver.....mais aqui esta a tua voz falando daqueles que tb lutam para a luz continuar acesa...é isto ai amiga..são estes...aqueles..vc...os outros...que existem por ai...mais que ninguem as vezes não fala...

Ademerson Novais de Andrade

Adorei o Anjo....do post anterior

Beatriz disse...

Parabéns a ti, amiga, pelo texto tão expressivo, tão profundamente verdadeiro.

A postagem anterior está formidável! Que bom pudeste fotografar o anjo que tanto querias. É realmente uma imagem linda! Todas as outras fotos ficaram belíssimas! Aliás, tudo que postaste sobre tua viagem ficou excelente. Tens uma sensibilidade enorme para clicar um momento único, além do domínio da palavra que manejas como ninguém.

Fica um raio de luar nos teus sonhos, um sorriso de anjo nos teus olhos, e um beijo meu no coração, com carinho.

Dani Pedroza disse...

Confesso que nesse ano foi a primeira vez que no dia do trabalhador ao invés de parar pra pensar na minha situação como trabalhadora, estive pensando na minha condição de empregadora. É natural que na maior parte do tempo estejamos preocupados com o tratamento a nós dispensado, com os nossos desejos e anseios, com a busca por nossos interesses e direitos. Até porque se não formos nós a lutar pelo que queremos, quem o fará? Mas sem querer ser Pollyanna, acho mesmo que não está inteiramente em nossas mãos mudar a forma com a qual somos tratados, mas só depende de nós mudar a forma com a qual tratamos o outro.

O dia do trabalhador é meu dia. Não estou satisfeita com muitas coisas, acho que deveria ser melhor paga, acho que meus clientes poderiam parar de me ligar tarde da noite, acho que esse país não remunera adequadamente pessoas como eu que passaram a vida inteira estudando para se qualificarem. Mas muitas dessas coisas eu não posso mudar, pelo menos não a curto prazo.

Mas o dia do trabalhador também é dia dos meus empregados. E eles estão satisfeitos? E eu tenho alguma responsabilidade pelas insatisfações deles? Nesse caso, muitas das mudanças estão sim nas minhas mãos.

Nós sabemos que tipo de empregado somos, mas será que sabemos que tipo de empregador somos? O dia do trabalho pode ser uma boa oportunidade pra pensar nisso.

P.S.: Admiro seu jeito sensível de encarar todos os assuntos. Bjs !!!

Pena disse...

Estimada Amiga:
Escreve e descreve um Dia do Trabalhador com optimismo e beleza.
Ora, muito bem, também é urgente que alguém o faça perante uma onda de adversidade e contratempo gigante que se constata de crise económica a nível mundial.
Adorei. É a primeira VEZ QUE VEJO.
SABE, É PRECIOSA. Linda. Tem sentimentos ímpares de beleza e estarrece com o seu génio literário.
Parabéns sinceros.
Beijinhos de respeito.
Feliz Dia do Trabalhador.
Com amizade e maravilhado...

pena

Bem-Haja, amiguinha enorme.

:.tossan® disse...

Beleza de narrativa Paula, penso que não temos muito o que comemorar no dia do trabalho por aqui, porque há muita gente atrás de empregos, muito com mais de 40 anos e sempre ouvem um não na cara:
- Precisamos de gente mais jovem..
Muitos estão tristes e eu também. Beijo

Unknown disse...

O dia do trabalho é gratificante..para um país que luta pelo seus ideais..aqui no Brasil a maioria dos trabalhadores é sustentado por um salario minimo...

gratificante nao....para uma familia q trem 4 membros nao da para nada...

mas é a vida ne...estudar é a questao..

bjao

Everson Russo disse...

Um lindo final de semana pra ti muito amor e paz no coração...beijos na alma...

Ruberto Palazo disse...

Muito bem lembrado com palavras sábias... afinal é de trabalhadores que esse país e esse mundo são feitos, e quanto mais trabalhadores competentes tivermos ao nosso lado melhor seremos....

Beijos

gloria disse...

Essa homenagem ao dia do trabalhador me faz refletir acerca das profundas modificações, em curto espaço de tempo, que ocorrerão no mundo do trabalho. Há um corrosão de uma idéia amplamente difundido e que fez parte do imaginário brasileiro: só é cidadào quem é trabalhador. Aviltou-se tanto essa condição, que o nào trabalho, no sentido de sua formalidade, é quase um mérito diante do que significa atualmente trabalhar. Trabalhar de modo geral, principalmente no condiçào de servidor público, passou a ser sinônimo de exploração, de achatamento salarial e de falta de valorizaçào das conquistas e direitos dos trabalhadores.O dia do trabalho é uma data, atualmente, que abre um leque complexo de focos de análises e pontos polêmicos. um abraço Paula.

gloria disse...

Essa homenagem ao dia do trabalhador me faz refletir acerca das profundas modificações, em curto espaço de tempo, que ocorrerão no mundo do trabalho. Há um corrosão de uma idéia amplamente difundido e que fez parte do imaginário brasileiro: só é cidadào quem é trabalhador. Aviltou-se tanto essa condição, que o nào trabalho, no sentido de sua formalidade, é quase um mérito diante do que significa atualmente trabalhar. Trabalhar de modo geral, principalmente no condiçào de servidor público, passou a ser sinônimo de exploração, de achatamento salarial e de falta de valorizaçào das conquistas e direitos dos trabalhadores.O dia do trabalho é uma data, atualmente, que abre um leque complexo de focos de análises e pontos polêmicos. um abraço Paula.

gloria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fabricante de Sonhos disse...

Essa sua singela e linda homenagem ao dia do Trabalhador, traz uma oportunidade de nos fazer pensar...
Reconhecer aqueles que realmente batalham (trabalham e batalham) em prol de todos.
Aqueles que trabalham pelo todo. Fazem parte do todo.

Uma narrativa bonita e com uma mensagem fantástica!

Tenha um ótimo final de semana, viu?

Beijo meu...

Fabricante

Zek disse...

Pois é... palmas para nós trabalhamos, suamos e fazemos do pouco o muito.. do nada o tudo !!

Srta Butterfly disse...

Se pararamos para observar os efeitos colaterais, a trsiteza nos invadirá com certeza, mais eu como voc~e, prefiro acreditar no melhor, escolhi uma futura profissão por amor, quero sim me dedicar a coisas que acredito e escolhi como opção de vida, quero 5trabalhar visando ajudar os outros e melhorar sua qualidade de vida...Melhor ainda se estas pessoas forem nossas futuras gerações...

Beijos poéticos.

Menina do Rio disse...

Desculpe a minha ausência mas tive que trabalhar dobrado estes dias de abril, pois precisava pagar o registro e a capa do meu livro. Era uma oportunidade que eu não podia deixar passar. Agora vou retornando as visitas aos poucos, mas hoje tinha que vir aqui ao menos pra deixar-te um beijo.
Tem um ótimo domingo!
Verô

Camila disse...

Ja declarei, mas não me canso de dizer: sou sua fã!
O modo como você escreve faz assuntos pesados ficarem suaves de serem lidos.

Paulinha, um viva aos trabalhadores que se esforçam todos os dias para fazer um país melhor.

BeijOs meus

Mario Neves disse...

Minha cara amiga Paula! Você foi brilhante neste texto. Creio que até tenha seu ponto de vista formado, mas atacou e defendeu creio que para levar seus leitores a uma reflexão mais completa, olhando as duas faces da moeda. Creio ser justo que o trabalhador tenha um dia para comemorar, mas comemorar o que? Na luta entre o capital e o trabalho o capital sempre fica com a parte do leão.Se há lucro o trabalhador não participa e se dá prejuízo o trabalhador perde o emprego.Nesta crise econômica atual os vilões são os poderosos que pela sua ganância levaram o mundo a este caos. Os vilões vivem como nababos, até alguns executivos receberam prêmios apesar da crise e quem pagou e está pagando ainda a conta? Os trabalhadores que perdem seus empregos e junto com eles perdem a dignidade.O trabalhado é um herói e deveria ter um dia e o que comemorar. Um herói que constrói as grandezas do mundo industrial e que as vezes não tem acesso a elas, constrói o carro e anda as vezes a pé ou no desconforto do transporte coletivo, comanda teares que criam finos tecidos que as vezes não podem vestir. Eu fico dividido entre ter ou não ter o dia do Trabalho. Mas uma palavra ou sentimento se insurge entre as duas opções. A Esperança. A minha esperança é que a sociedade econômica um dia reconheça o valor e o merecimento do trabalhador e dê a ele a oportunidade de comemorar o seu dia, ainda que isso venha acontecer por obra do Espírito Santo.Paula agradeço a sua maneira linda de ser gentil, suas amáveis visita e me honra muito sua amizade. Saudações Poéticas - Mario Neves

Vivian disse...

...onde eu assino esta reflexão
verdade?

perfeita como sempre, é você!

um beijo, linda!

Everson Russo disse...

Oieee, achou que eu nao vinha né? rs...aqui estou, é que hoje comemorei o campeonato brasileiro...rs..rs..sou campeao com o Cruzeiro, teve um pessoal vendo o jogo por aqui, mas entao voce viajou? nossa, nem chegou de Brasilia já foi pro RN, voce deve conhecer o Brasil todo, menos Minhas, porque esse preconceito uai? rs..rs..rs...bom, vou avisar pra voce em primeira mão, a partir dessa semana que se inicia estarei de trabalho novo, aquele que te falei aquela vez no mns, entao minhas visitas serão mais tardes eu acho, sei que no trabalho estarei na net o tempo todo, mas ainda nao sei se poderei navegar ao meu gosto...rs..rs..rs...acho que nao, entao, so a noite, vou ter que acostumar...mas enfim...é a vida...beijos querida e uma otima semana, e no proximo roteiro coloque Minas viu?...rs..rs...

O Sibarita disse...

Primeiro de maio! Essa é a data, faça fé!

Concordo com o texto!

-Não lhe disse?
-Disse o que?
-Primeiro não foi seu aniversário?kkkk
-Rpaz esqueça isso!
-Recebeu alguma abraço, um feliz aniversário de lá ela?
-Eu... ô meu perseguidor deixa de onda, se não deu é porque não teve vontade, necessidade... Quem sabe para o ano?
-kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
-Tá rindo de que?
-Da sua inocência... kkkkkkkkkkk
-Ai meu Jesus!
-Seu Sibarita o senhor tá todo pipocado! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
-Tou?
-Tá! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
-É, o negócio é bater os atabaques! kkkkkk
-Bata não! fi que aí... kkkkkkkkk

bjs
O Sibarita

Daniel Savio disse...

Meio complexo o seu texto, mas bela homenagem ao dia do trabalhador...

E voltando, ao poucos...

Fique com Deus, menina Paula.
Um abraço.