domingo, 6 de abril de 2008

Alagoas - foto Paula Barros

O passado


O passado existiu. Existe. Faz parte da nossa vida. Foi ele quem nos formou. No que temos de bom ou de não tão bom.
Não acredito que tenha alguém que não considere o ontem ou o passado.
O passado nos serve de parâmetro para tudo na vida. Não podemos é nos prender a ele. Viver só dele. Se somos o que somos é porque temos um passado. Com momentos bons e ruins. Mas esses momentos, sejam bons ou ruins nos alicerçaram, nos formaram.. E interferem nas nossas vidas todos os dias e todas as horas do dia. Seja para ver a vida colorida, cinza ou negra.
Negar que o passado não existe é um grande equívoco. É querer negar a si mesmo.
A diferença é o que fazemos com o que passamos no passado, para termos um presente mais saudável, mais harmonioso.
E o pior, ou melhor, depende, a nossa personalidade foi formada no passado, lá na infância. O nosso inconsciente tem armazenado dados do passado. Dados esses que interferem no nosso dia-a-dia, nas nossas relações. Quanto mais aprofundamos as relações, quanto mais estamos emocionalmente envolvidos, mais o inconsciente nos prega peças. Muitas vezes nossos atos, atitudes, emoções, sentimentos são movidos por esse inconsciente, que é o passado bem guardadinho. É justamente naquelas reações que menos esperamos, que vem de dentro e que nos move. E que pode ser boa ou ruim para os relacionamentos.
Sabe de onde vem o ciúme, a insegurança, os medos, os receios quando sem motivo ou explicação lógica nos surge, lá do inconsciente, lá do passado, da nossa história de vida.
Então, não adianta dizer a toda hora que passado não existe. Não adianta querer negar a realidade. O passado existiu, isso é fato.Ele existe dentro de cada um, e se souber usar vai ajudar a ser melhor com você, com o outro e nas relações


16 comentários:

Everson disse...

É impossivel qualquer caminho já trilhado ser esquecido, o passado são as sementes deixadas, os alicerces que sustentam o hoje, muitas vezes associamos o passado a um amor que não deu certo, o que tambem é logico, mas se sentimos saudades, ou falta, é porque de alguma forma valeu a pena, e no meu ponto de vista, o passado é a certeza, o futuro uma incognita, então acho que devemos formatar o nosso coração particionado um bom espaço para o passado, guardando com muito carinho o que valeu a pena, o que nos faz ainda sonhar, mesmo distantes, o que nos faz divagar, nos faz perder, e deixar de lado, aquele passado que deixou marcas ruins, dor, medo, insegurança, apesar de fazer parte tambem...não sei se valeu o comentario, tambem tenho um certo probleminha com o passado que faz o futuro sentir medo...otima noite, umaa excelente semana, e beijos carinhosos pra ti.
O SENHOR É O MEU PASTOR E NADA ME FALTARÁ, TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE.

Vinicius disse...

Quem não quer voltar ao passado e arrumar tudo qeu já fez.... crescer viver outra vez....

:p

Pedro Ivo disse...

Caminhos da vida..
Escolhas minhas...
Formam a minha vida...

Beijos Paulinha.

Layla Lauar disse...

Ah depende dos acontecimentos e da importãncia que tiveram, se foram bons, faço-os presente, se foram ruins, deixo lá,afinal passado é passado já foi e ainda rezo e torço para que não se tornem futuro.

Porém, muitas vezes a distância temporal dos acontecimentos permite-nos olhar para eles com outros olhos e assim dar-lhes outras interpretações e outros significados.

Ótimo post!

beijos querida.

Edson Marques disse...

Paula,

Disse tudo, e disse-o bem!


Só somos o que somos porque fomos o que fomos.


Abraços, flores, estrelas..

MONICAVOX disse...

QUERIDA PAULA,SEMPRE DEVEMOS LEVAR O PASSADO EM CONTA COMO REFERÊNCIA.JAMAIS, VIVER DE PASSADO.TUDO O QUE NOS ACONTECE VAI VIRAR PASSADO NO MINUTO SEGUINTE.É ASSIM QUE FUNCIONA O MISTÉRIO DO TEMPO.O PRESENTE É O MOMENTO SEMPRE MAIS PRECIOSO, POIS ELE VIRA PASSADO NUM INSTANTE.POR ISSO A CONSTRUÇÃO DE NOSSA VIDA É FEITA NO PRESENTE.PASSADO, AMIGA, SÓ COMO REFERÊNCIA.

QUE LINDO COMENTÁRIO VC FEZ EM MEU BLOG.ESSE CARINHO É UMA COISA INDESCRITÍVEL DE SENTIR.MEXE COM A GENTE.É A TAL "RECOMPENSA ESPIRITUAL"QUE EU FALO.
TAMBÉM SEMPRE LEMBRO MUITO DE VOCE.

BJUS DE LUZ, QUE SUA SEMANA FIQUE ILUMINADA E EM PAZ

WALK ON FOREVER,MONICAVOX

sergio disse...

"O passado é uma ponte entre o sonho e a aquilo que se pretende realizar" (Sergio). Não podemos deixá-lo de lado, o passado faz a diferença no hoje. Bj e otima semana paula....
obs.Para votar no Palácio REal tem que ser morador de lá, caso se interesse basta entrar no blog e pedir sua inscrição, tenho certeza que aceitariam e pediria apoio para vc se inscrever....sempre tem novidades la...é aquele do lustre sim, não precisa deixar abrir todo, clique de novo e entrará no palácio...bjsssssssss

bruxinha disse...

Amiga, seu post está demais! bj magico para vc

Chuvinha disse...

Interessante, Paula. O passado existe porque nós damos a ele importância. Rejeito lembranças e sinceramente muito pouco tenho dele ( passado) alicerce para o hoje.

Paulo Roberto disse...

O teu passado te condena!
Por isso ele é tão importante, ahuahuahua

Muito interessante o que vc diz:
"Sabe de onde vem o ciúme, a insegurança, os medos, os receios quando sem motivo ou explicação lógica nos surge, lá do inconsciente, lá do passado, da nossa história de vida."

Amiga e conterrânea e xará, vc precisa conhecer os retalhos da Ceceu, uma pernambucana arretada que escreve cada poema lindo, vc precisa conferir.Mais um pernambucano na Blogsfera arrebentando...

http://celesteaquino.blogspot.com/

Um forte abraço!
E Viva Pernambuco!

Betho Sides disse...

Passado, presente, futuro tua vida é isso, interligados, você não esquece, você vive e você aguarda. Beijos e uma ótima semana.

Alisson da Hora disse...

Assino embaixo...somos frutos de todas as nossas experiências, nossa individualidade é um pouco da soma de todas as nossas vivências passadas. O que não podemos fazer é viver obcecados com o passado, fazendo-nos escravos dele. Mas não admitir, ou rejeitar o passado, para mim, é rejeitar a si mesmo. É uma fuga inútil.

beijos

a.h.

Esconderijo da Bandys disse...

Paula,
"O meu passado é tudo quanto não consegui ser. Nem as sensações de momentos idos me são saudosas: o que se sente exige o momento; passado este, há um virar de página e a história continua, mas não o texto."(Fernando Pessoa)
Escrevo hoje meu texto.
Beijos

Menina do Rio disse...

O passado é a introdução do livro da vida, cujas páginas escrevemos no dia a dia...

Um beijo

MH disse...

Tem gente que diz assim: ah, eu não vivo de passado. Isso é uma bobagem, tudo o que a gente faz, nada mais é que um reflexo do passado. sem querer filosofar, mas o passado é um tijlinho que contsroi o nosso futuro (filosofei? rsrs)

Célia disse...

Ola Paula, tudo bem ?,
me desculpe o atraso das leituras da turminha toda dos bloggers, mas é que o meu apto está em reforma e é na sala, onde fica o PC, e já fazem mais de 1 mês para pintar, a sala é pequena, mas dependo do marido para fazer isso e ele é perfeito demais, e nada pode sair errado, quem paga o pato sou eu.
Mas enfim está semana acaba tudo e eu volto a minha rotina.
beijos e uma otima semana a você.
Célia

O que fazemos do passado será reflexo do nosso futuro, o que passou nos serviça de oportunidade de contruir, não tem como fugir do passado, futuro e o presente.