segunda-feira, 8 de março de 2010

Todo ano me repito quando chega algumas datas. Não gosto do Dia Internacional da Mulher, do Dia do Índio, Dia da Consciência Negra. Para mim essas datas me lembram a discriminação e a exclusão, reforçando comportamentos em vez de que haja mudanças deles.
E assim, diante do que chamo de perpetuar a discriminação e exclusão, cria-se a Delegacia da Mulher, cotas nas universidades para índios e negros. E até estavam querendo um vagão no metrô só para mulheres. Acho tudo isso um absurdo.

Devemos oferecer condições de estudo para todos, a justiça para todos, o respeito para todos. Independente da cor, raça, sexo.

Agradeço e retribuo as homenagens, os parabéns. Que cada mulher tome consciência não só do seus papéis na sociedade, mas diante dela mesma,- corpo, mente e alma. Se respeitando antes de tudo. Assim, saberá exigir os seus direitos como cidadã, como ser humano.

16 comentários:

Marcelo Mayer disse...

inclusive melhor condições de vida pra mim. pq HOJE é meu dia, e não da mulher ;)

Daniel Savio disse...

Não dizer que o você fala não tem os seus méritos, mas mesmo assim, por tudo que tem feito durante o ano e para a felicidade de que você ama...

Feliz dias das mulheres, hoje e sempre.

Fique com Deus, menina Paula Barros.
Um abraço.

myra disse...

minha querida voce tem toda razao em tudo que escreveu! eu penso como voce! e, penso que é tudo comercio...alem do mais, digo, :) acho que o dia da mulher ou da mae ou do pai, o dos filhos, é TODOS os dias!!!
beijosssssssssssssssss

RoCosta disse...

E hoje é o dia em que me sinto mais excluída :-(
Beijão!

ps.: Já te enviei a senha para meus posts privados?

Maria disse...

Estou completamente de acordo contigo, Paula.
Mas o que se comemora hoje é a LUTA que levou mulheres a exigirem condições de trabalho e de salários iguais às dos homens. É a LUTA que se comemora, que foi iniciada em 1857.
E hoje comemoram-se exactamente os 100 anos da proclamação desse Dia de Luta.
E porque a luta por um mundo mais justo e igualitário é de todos e de todos os dias, é isso que eu faço, eu e milhares de homens e mulheres pelo mundo fora, sempre ao meu lado.

Um beijo, Paula.

Renata de Aragão Lopes disse...

Excelente reflexão!

Um abraço,
doce de lira

Blue disse...

Muito bom texto.
Digo sempre, todos os dias são dias. Podem ser das mulheres, das crianças, do índio, do florista e assim por diante. Basta viver bem e com conciência.

Beijos

Dani Pedroza disse...

Concordo com você que a solução pra qualquer exclusão é a educação, a conscientização, inclusive da própria minoria ameaçada. Mas, em situações que sabemos que a solução não depende só de ações imediatas, mas da decorrência do tempo, da mudança (vagarosa) de costumes, de práticas, de posturas, acredito sim em paliativos. É aquela coisa: melhor isso do que nada. Tal ideia pode parecer permissiva demais pra pessoas como nós, que apesar dos pesares, sabe e consegue defender seus interesses, mas pro excluído total realmente qualquer mão estendida é bem-vinda.

Bjs, querida.

Sandra disse...

embora não gostando muito..posso lhe entender.Relamente é muito triste para muitas..
Muitas situações que marcam e entristecem...

AGRADEÇO E RETRIBUO O SEU CARINHO AMIGA, NESTE DIA TÃO ESPECIAL..
MULHERES ESPEICIAS..
UNICAS CRIADAS POR DEUS...
LUZ AOS OLHOS DO MUNDO..
HERANÇA QUE VEIO PARA FICAR NA HUMANIDADE.
ESPERANÇA DA CONTINUIDADE DA VIDA!
RAINHAS PARA OS CORAÇÕES APAIXONADOS DE UM GRANDE HOMEM.
ETERNAS NO SEU AMOR...
SABIAS NAS SUAS ATITUDES.

PARABÉNS A TODAS NÓS, QUE SOMOS GUERREIRAS, AMANTES, SABIAS, CORAJOSAS, ADMIRÁVEIS AOS GRANDES OLHOS DE DEUS..
FEMININAS E SEDUTORAS...
FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER.

CARINHOSAMENTE,
SANDRA

VEM BUSCAR SEU SELINHO DA MULHER..
CURIOSA LHE OFERECE DE CORAÇÃO..

mARa disse...

Texto perfeito para reflexão.

Então Parabéns todos os dias, pois lutamos todos os dias as vezes em jornadas duplas, as vezes sozinhas, as vezes perdidas, as vezes feliz.
Assim somos Nós, mulheres: Guerreiras e se soubermos lutar pelos nossos direitos estaremos melhorando a sociedade.

beijos e Paz em tua jornada.

Elcio Tuiribepi disse...

Oi Paula...acredito que a data foi criada apenas para manifestar o valor da mulher na sociedade, para que ninguém esqueça...mas acho também que deveria ser criado o Dia Internacional do Homem...para aquele que cumpre com seus deveres...aquele que troca fraldas, lava roupa, passa roupa, cozinha...cuida dos filhos...etc...queremos igualdade ora bolas...um dia pra gente também...rs...

A verdade é que as mulheres já tomaram conta do pedaço e daqui a pouco a minha brincadeira vai virar coisa séria...e não demora muito...
Um abraço na alma...Feliz dia da Mulher todos os dias então..rs...bjo

Carla disse...

Concordo plenamente com você.

Criar dias e cotas especiais para determinados grupos é discriminar ainda mais. Veja: falar de "grupos" já é fazer separação, quando na verdade, TODOS devem ter os mesmos direitos, oportunidades e obrigações.

Parabéns pelo seu texto consciente!

Anônimo disse...

Paula!

Esta data pode até parecer "caretice", mas se fores analisar, não é.

O dia 8 de Março é, desde 1975, comemorado pelas Nações Unidas como Dia Internacional da Mulher.

Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.


Um beijo

Maria Dias disse...

Concordo com vc...Concordo com a maioria.O dia da consciência negra então eu acho horrível.Somos iguais e este dia de consciência demorou muito tempo pra chegar.Sobre o dia da mulher se nao olho nos noticiarios eu nem sei.Mas acho legal a data e o pq da data q lembra mulheres fortes q um dia reenvidicaram seus direitos mas infelizmente morreram feito Joana Darc(outra mulher e forte).Todo o dia é sim o dia da mulher mas corremos tanto q nem nos damos conta não é mesmo?

Beijos

Maria

Maria Dias disse...

Concordo com vc...Concordo com a maioria.O dia da consciência negra então eu acho horrível.Somos iguais e este dia de consciência demorou muito tempo pra chegar.Sobre o dia da mulher se nao olho nos noticiarios eu nem sei.Mas acho legal a data e o pq da data q lembra mulheres fortes q um dia reenvidicaram seus direitos mas infelizmente morreram feito Joana Darc(outra mulher e forte).Todo o dia é sim o dia da mulher mas corremos tanto q nem nos damos conta não é mesmo?

Beijos

Maria

Furlan disse...

Pãtz, agora tocou no fundãããooo, mesmo...
Sem mais comentários. Onde eu assino?
Abração de duas asas!