quinta-feira, 29 de maio de 2008










fotos Paula Barros


PESQUEIRA


Nessa sexta-feira estou indo para Pesqueira, com toda a família. E o motivo? Minha mãe vai tomar posse na Academia de Letras de Pesqueira. Vocês podem conhecer um pouco mais acessando o blog dela http://blogdjanirasilva.blogspot.com/

Para mim, a cidade de muitas lembranças. Da casa dos meus avós, das brincadeiras, festas, férias, encontro com os primos. Cidade do primeiro beijo, do primeiro namorado. Do primeiro marido. Que não foi o primeiro namorado. Interessante que conheci ele numa praia da Paraíba. Destino?

Vou aproveitar para visitar o avô da minha filha. Gosto muito dele e ele de mim. Está com Mal de Parkinson, apresentando outros comprometimentos. Já não estava mais conversando, ficava me olhando com aquele olhar vazio. O olhar de quem não me via. E isso dói. Porque eu vejo ele, e sofro por vê-lo assim.


A CIDADE



Pesqueira, Agreste Central, distante 209 km do Recife. Localizada ao pé da Serra do Ororubá.

A economia de Pesqueira é baseada no turismo, na produção artesanal e industrial de Renda Renascença e na pecuária leitera, além do comércio, pequenas fabricas de doces e licores caseiros e de moderno parque industrial em plena ascensão.

A beleza do artesanato local, particularmente a Renda Renascença, tem chamado a atenção de todo o país e até do exterior.

A economia do município é também aquecida pelo fluxo turístico, destacando-se o turismo religioso, ecológico, de aventura e de eventos.

Na agricultura destaca-se o plantio de feijão, milho, mamona, mandioca, tomate, fava e goiaba. Na pecuária, Pesqueira tem uma forte presença com a produção de leite, cerca de 60 mil litros/dia, sendo 60% transformados em queijo de coalho.






20 comentários:

Anônimo disse...

Desejo a vocês uma boa viageme muita comemoração! Mate bastante a saudade, reveja as pessoas importantes na sua vida e tire bastante fotos!

Anônimo disse...

Oba! Promessa de mais belas fotos! Dê os parabéns a sua mãe pela vaga.

Ricardo Rayol disse...

que legal! Parabenizo-as todas.

layla lauar disse...

Já conheço as letras da sua Mãe, muito belas, parabéns a ela e a você também. Que seja festiva e feliz a estada de vocês em Pesqueira.

beijos nas duas.

MONICAVOX disse...

querida Paula, vá ficar com os seus, aproveite cada minuto,pois a vida passa rápido,nem sentimos o tempo...parabéns pela sua mãe,vc deve ter mesmo muito orgulho!muitos beijos, as fotos estão lindas,parabéns!tenha uma ótima sexta feira e fds
walk on forever,monicavox

Poeta Mauro Rocha disse...

Bacana!! Aproveite e parabéns a você e a sua mãe.Ótima sexta e bom final de semana.

MAURO ROCHA

Anônimo disse...

Paula, tenha uma excelente viagem e desejo parabéns à sua mãe pela conquista! abraço.

Anônimo disse...

Paulinha que lugar gostoso. Deve estar orgulhosa de sua mãe. Passei pelo blog dela e me encantei. Agora sei de onde vem os seus bons genes literários. Beijos.

* E você, quando nos brindará com uma foto sua pra gente te conhecer também, hein? rs

Anônimo disse...

Um abraço à tua primeira Mãe!


Gostei de ler sobre Pesqueira. Vou lá njo blog dela.





Deixar que parta um amor que se partiu é um prazer!

Abraços, flores, estrelas..

Anônimo disse...

Parabéns Paulinha, boa estada em Pesqueira.

Unknown disse...

Boa viagem querida, aproveita bastante, parabeniza sua mamãe pelo titulo,e mais uma vez voce me coloca a refletir, tem exatos 29 anos que não vou a minha terra natal, estranho isso né? acho que perdi minhas raizes...rs...beijos carinhosos e muita diversão.

Anônimo disse...

Parabéns para sua mãe! E realmente é dolorido ver aqueles que amamos e eles não nos verem.

JÁ ESTOU DOIDO PARA CONHECER pESQUEIRA, QUEM SABE EU NÃO PASSO AI!

Beijos.

Bandys disse...

Paula
Parabéns para sua mãe.

Agora lembrei-me do Cristo bordado por ela...lindo!!

Beijos

Anônimo disse...

Fiquei sem saber:

como vai (como foi, como está) o "teu" Deus?



Abraços, flores, estrelas..

layla lauar disse...

Paula querida...

Senti um certo ressentimento nas suas palavras hoje no meu blog quanto aos meus comentários, segundo você, simples e diretos, quando vc falava de dor e solidão. Amiga, a dor não é nova em minha vida, pelo contrário, convivo com ela faz muito tempo, mas lambo as minhas feridas e sigo em frente. Devido a minha profissão, já que sou psicóloga, não cutuco feridas e os comentários que fiz, que você achou secos, foi o jeito que encontrei para lhe dizer que na vida tudo passa, que tudo tem jeito, que nenhuma dor dói para sempre..minha intenção era só animá-la, nunca menosprezar a sua dor. Gosto muito de você e torço sempre pela sua felicidade.

Um beijo com carinho

Alisson da Hora disse...

Abração pra você e pra dona Djanira... Pesqueira é realmente linda, estive lá em 2004...

beijos de saudades...

Unknown disse...

Ei querida, passando pra deixar um grande beijo de otimo sabado e te passar dois memes pra dever de casa nesse final de semana...rs..r.s...

Anônimo disse...

OI querida. Aproveite bem a viagem, curta de montão. Tem meme pra vc no meu blog. E Parabéns pra sua mãe e abraços e bjs a todas vcs três.

Bosco Ferreira disse...

Esse seu passeio me faz pensar no tempo de criaça. Bom fim de semana amiga.

O Sibarita disse...

Ah, então, é isso... tal mãe, tal filha, que bom a verve poética na família!

Parabéns pela posse da sua genitora!

Sua cidade é porreta, anos atrás eu fazia um estágio na Chesf em Paulo Afonso tive dois colegas dai de Pesqueira, cheguei passar um final de semana na casa de um deles.

-E ai fio, eu não sabia disso não! É por isso que lhe admiro, uma cara andado... kkkk
-Oxém! Qual o seu caso? Tá me perseguindo?
-Eu? Não, sabe né... você baiano e ai né, sei lá heim, pode ser que alguma pesqueirense na época...
-Tá, agora, foi que deu! O cara querendo entrar na minha semana, qual é a sua meu véio?
-Ah, a minha, é? Humm... aiaiaiai kkkk uiaiaiuia... quero dizer nada não, mas, baiano é perigoso... tenho um medo retado, sei não, você dá nó em pingo d'àgua, com esse papinho, você vai longe! kkkk
-Eu? Ai meu Deus do céu! rsrsrs Me deixe, viu?
- Tá deixado... kkkkkkkkkkkkkk

bjs
O Sibarita