quinta-feira, 29 de julho de 2010

BLOGAGEM COLETIVA - TEMA: "SEMPRE AMIGOS"


Lembrava da primeira pessoa que tem blog e que comentou no meu blog – Edson Marques. Hoje raramente nos visitamos. Foi uma época boa, visitava diariamente o blog dele. Imaginem que o nome do blog dele é Mude. Refletia, chorava, me inquietava. 

A partir do blog dele fui visitando outros blogs e algumas pessoas vieram conhecer o meu.
Mas o que me chamou a atenção é que as primeiras pessoas que comentaram no blog foram amigos reais – Zenaide, Suzana e Graça.

Suzana - De vez em quando ela ler o blog, mesmo que não comente. Sempre apresento como sendo a amiga das danças. Ela não gosta, porque diz que é a amiga de todas as horas. Realmente é. Trabalhamos juntas. Nos reencontramos num local de dança. Rsrs

Zenaide - se lê o blog não tenho conhecimento. Trabalhamos juntas. Somos bem amigas. Tão amigas que de vez em quando nos desentendemos, e mesmo assim continuamos amigas. A última mensagem dela me dizia: A amizade verdadeira sabe nossas limitações e mesmo assim nos ama.

Na época, pensava que amigo real iria ler e me incentivar nessa caminhada. Mas percebi, com o tempo, que é difícil para quem não tem blog, e não entende o ter e ler blog acompanhar um blog.

Depois de Edson, Margarida foi a próxima a comentar. Não lembro como descobri o blog dela. Sei que gostava de olhar as fotos e de ler as histórias de vida dela.

Ao reler o comentário dela, fui ver como estava o blog atualmente. Li a triste notícia da morte dela, ocorrida em janeiro de 2008. Também fiquei surpresa que os meus comentários não estavam nas postagens.

Transcrevo o primeiro comentário dela no meu blog:
Adorei ver e mais ainda saber que fui incitamento a esta experiência!
Proponho-te que escolhas sempre o centro para as fotos e escrevas sempre por baixo. Só em raros casos fica bem escrever do lado.
E nas próximas vezes, faz assim: coloca primeiro as fotografias todas, todas elas no centro, escreve entre elas, sempre por baixo de cada uma ou no final, por baixo da última já colocada.
Um abraço!!! Guida

Muitos blogueiros do início não continuam a me visitar e nem eu a eles. Fiquei surpresa em encontrar o nome de Paulo Palavra a quem chamava de filho virtual e que tive oportunidade de conhecer em Brasília e de poetaeusou. Eles, de vez em quando, ainda visitam o blog.

Me impressiona a quantidade de vidas que se cruzam através desta ferramenta - blog. Muitas me marcaram profundamente. Fazem parte das lembranças, dos pensamentos, das aprendizagens.

Minha primeira foto no blog

Enseada dos Corais-PE/out-07

31 comentários:

paulo disse...

Orgulho-me de fazer parte dos teus leitores.
Sempre se aprende algo nos teus textos e nos comentários.

Beijo, Paula

Dona Sra. Urtigão disse...

Como na outra vida, fazemos aqui amigos, perdemos pessoas, sentimos saudades...

Eu disse...

Oi Paula... Essa volta no tempo nos faz sentir novamente a alegria e as expectativas de um começo feliz.
A ideia do Elcio rendeu bons frutos e cada postagem trouxe algo bom para o nosso conhecimento.
Agradeço de coração a sua participação!

Beijos com muito carinho

Unknown disse...

Olá Paula.
Seu texto tem tudo a ver comigo. Situação idêntica também me aconteceu. Mas, a propósito, gostaria de registra, lembra, de como lhe conheci virtualmente... Você recebeu uma mensagem minha, por ter entrado em um grupo de endereços, não lembro bem por que. Você me respondeu (acho que quase braba) que desconhecia os motivos de eu lhe enviar o tal e-mail. Pedir desculpas, mas dissertei que, talvez, a gente pudesse continuar trocando e-mails sobre assuntos que nos tivéssemos afinidades. O tempo passou, as visitas de um blog ao blog do outro se sucederam, se repetiram, e hoje tenho-a como uma amiga, ainda que somente virtual, embora já conversamos para tentar almoçarmos juntos, mas o dia a dia de nossas vidas, parece, que ainda não conspiraram para isto acontecer. Mas vai acontecer sim, nem que seja por acaso... Mas, e vida, não é feita de acasos?......

Beijão

Uelton Gomes disse...

Gosto muito desse cantinho, às vezes sumo, mas sempre volto.

Engraçado que eu pensava o mesmo que vc, " Amigo real vai ler o blog e te incentivar" meu grande incentivador em blog é um amigo virtual, que considero como um grande amigo.

Abraços, Paula.

C@uros@ disse...

Olá minha querida amiga Paula Barros, parabéns pela blogagem coletiva, a amizade é sempre fundamental em nossas vidas, adorei a primeira foto, muita beleza e qualidade.

Forte abraço

C@urosa

Daniel Savio disse...

No meu caso, a primeira bloguista foi a minha amiga Tathiana, do Blog Laço do Infinito, mas estea já me conhecia antes...

A primeira que acabei conheçendo mesmo, foi a Yvonne numa visita que ela fez.

Fique com Deus, menina Paula Barros.
Um abraço.

Elcio Tuiribepi disse...

Oi paula...muito legal ver você participando, pelo jeito fez uma vsita ao passado e arrebanhou mem´rias muito gratificantes de um tempo que poe voltar...
Espero que as pessoas se sensiblizem e se visitem, troquem idéias, informações e voltem a interagir, mesmo que não sejam todas tenho certea que algumas irão agora se solidificar
valeu por partiipar...
Tomara que a sua postagem lhe tenha rendido bons frutos...
Um abraço na alma
Bom fim de semana
beijo

Amarísio Araújo disse...

Oi,Paula!

Obrigado pelas suas palavras lá no meu recanto,no meu abandonado recanto.Mais um gesto carinhoso,afetuoso e emocionante seu!!
Estou bem,minha cara,vivendo dias felizes sempre porque celebro a vida em cada um deles.Em função de um projeto profissional e pessoal,não estou tendo mais tempo para os blogs,nem para leituras amenas,infelizmente.Qualquer dia explico mais.
Sinto falta daqui,da sua poesia,das suas fotos,da sua doce sensibilidade.É interessante que vindi hoje,depois de tanto tempo,me sinto ainda de casa,mesmo com a consciência de que andei perdendo.Um dia ainda volto para ficar mais vezes.
Parabéns pelo blog que continua belo e aconchegante.
Que tudo esteja bem com você,feliz e cheia de saúde.
Uma linda noite de sexta(lembra?)pra você e um ótimo final de semana.
Beijos carinhosos.

Carla disse...

É sempre bom relembrar as pessoas que fizeram parte de nossa vida, e, melhor ainda, quando elas permanecem.


Bjos

Vivian disse...

...embora a vida virtual
ainda hj assuste muita gente,
é uma vida como qqr outra,
e não difere do real quanto
a fazermos amigos, encantarmo-nos
muitas vezes até aos risos
e às lágrimas, e isso não
tem preço.

belíssimo post feito
de lindas lembranças...

bj

EDUARDO POISL disse...

Mesmo que as pessoas mudem, e suas vidas se reorganizem, os amigos devem ser amigos para sempre, mesmo que não tenham nada em comum, somente compartilhar as mesmas emoções. (Vinícios de Moraes)

Desejo um lindo final de semana com muito carinho.
Abraços

Kelly Kobor Dias disse...

É tão bom falar de amizade não é verdade? Homenagem mais que merecida aos nossos amigos. Passei para dar uma olhadinha em sua participação, parabéns

Everson Russo disse...

Essa nossa trilha de blogueiro é muito gostosa,,,minha historia é parecida com a sua,,,de repente um,,,depois varios,,,alguns se foram,,,outros sobrevivem ao tempo como nós...alguns nao comentam,,,outros comentam,,como nós...rs...rs.....e assim vamos aumentando o circulo....beijos de lindo sabado pra ti....

Unknown disse...

Olá Paula!

gostava de perceber porque me emocionei tanto ao ler este post...!

talvez porque aqui neste mundo de fios tenha encontrado tudo aquilo que às vezes não encontro num plano mais real...

,,,

e não sei mesmo qual o nome da "tal árvore", mas me pareceu mais uma planta de grande porte e julgo até que já vi igual no jardim botânico do Rio... mas não tenho a certeza!

grande abraço

walter

Hod disse...

Bastante primorosa tua participação nesta coletiva Paula.
Percebo que a desvirtualização acontece na medida exata onde as afinidades se conscentram e o desejo é realizado pela sincrònia de eventos, tempo e espaço.

Bom domingo,

Beijo Paula!

Uelton Gomes disse...

Bom dia PAula. estou passando para avisar que tem um selo para vc lá no meu blog.

Abraços

Unknown disse...

Oi Paula...
Linda participacao a sua... Gostei muito!
Beijos, flores e muitos sorrisos!

Unknown disse...

Paula,

NÃO PRECISAS LIBERAR ESTE COMENTÁRIO... RSRS

E agora espanta-te... eu moro apenas a 7 klms deste esplendoroso mosteiro, que está classificado como Património Mundial. É concerteza um dos mais belos monumentos portugueses...
Uma vez que fizeste a tua própria consulta, já saberás da sua história.


Realmente a maioria dos brasileiros tem dificuldade em entender essa "história dos concelhos e distritos", é natural...
de uma forma grosseira e tendo em conta as devidas proporções, entende um distrito como sendo um estado brasileiro, sendo assim eu moro numa capital de distrito, tal qual fosse a capital de um vosso estado. Leiria é capital de distrito, depois nesse distrito tem muitas outras cidades e vilas, (não tendo a vila o estatuto de cidade), contudo todas elas são concelhos, é como se fossem pequenas capitais em torno da capital de distrito, dado que todos os concelhos agregam também eles outras vilas e aldeias mais pequenas ou de menor importância.

E já não vou falar das freguesias para não ficares ainda mais baralhada rsrsrs

Portanto o mosteiro fica na vila da Batalha, que é concelho e que por sua vez pertence ao distrito de Leiria rsrsrsrs

e eu tenho o privilégio de ser seu vizinho!

As grutas da moeda? claro que conheço e tem ainda pertinho da Batalha outras tão ou mais belas, as de Alvados, ( dizem ser das mais belas da europa), as de Santo António, as de Mira D'Aire (as maiores do País).

Consulta na internet

Todas elas se estendem entre a Batalha, Porto de Mós e Fátima, (concelhos vizinhos), num raio de 20klms em pleno parque natural da serra d'aire e candeeiros...

Paula, foi um prazer...!

Um bom domingo!

beijo
Walter

Hugo de Oliveira disse...

Quanta lembrança boa hein Paula....

abraços
de luz e paz


Hugo

Maria Dias disse...

Bacana esta postagem hein?Me fez refletir muito! Me lembrei do primeiro blog q me fez apaixonar e ter o desejo de ter o meu próprio.Pensei no q era importante e não é mais(desde a primeira postagem) aí li sobre a moça q morreu(triste pra caramba)e tb refleti sobre os blogs serem como o mar(com ondas q vem e vão e com nossas mensagens nas garrafas)ah! tb pensei como e com quem deixar minha senha caso eu me vá para sempre!E foram muitos pensamentos estranhos aqui no teu blog viu?rs...Nossa!E mais como a gente aprende com os blogs hein?Pena q cansei um pouquinho do meu mas ainda restam as flores...

Beijinhos!

P.s.Foto linda!

Anônimo disse...

Paula...

É tão bom olhar as páginas passadas e perceber que por nossas vidas passaram pessoas tão especiais... Melhor que seja assim!

Adorei sua participação!

Um abraço super carinhoso!

Sandra disse...

Também conheço o poetaeusou. Muito legal..

Foi uma bela e linda postagem. Como é bom rever os amigos. sei que tbém existem alguns dos meus que até o blog já mudou de nome.Mas que as vezes aparecem. Mas amei participar desta coletiva. São momentos únicos. Encontramos pessoas que vem e que vão. Mas que deixam marcas. Isso, tem um grande valor.Pois de açguma forma deixaram marcas em nossas vidas.
Amigos são quem nem ventos fortes. seguramos, mas, nem sempre.
Não depende só de nós. Ainda bem que estou com a minha net de volta. Foi duro ficar sem ela e postar aos poucos.
Mas consegui reaver todos os amigos. espero que eles aceitem o convite e voltem.
Valeu amigo.
Sempre amigos é o que iremos ser.
Até mais.
Carinhosamente,
Sandra

Sandra disse...

Lembro que vc tbém bem no inicio vinha. Muitas vezes tbém já vim em seu cantinho especial. As vezes nos distanciamos por motivos tão simples. Mas que na verdade não são esquecidos. eles ficam adormecidos e logo voltam.
Como é bom este momento. Pois conseguimos resgatar e rever os velhos amigos.
Paula,
Deixo um grande carinho e abraço para vc. Interação de amigos assim como a curiosa agradece o seu carinho e visita.
Até breve. Venha compartilhar este momento comigo.
Carinhosamente,
sandra

Sandra disse...

Paula,

Os amigos são tesouros que nos enriquecem a alma e sem os quais não saberíamos viver.

Obrigada por estar sempre conosco.

Beijo grande e ótima semana pra vc!
Mais tarde, o resultado do sorteio do livro no Espaço Aberto.

Allyne Alves disse...

Eu fiz o blog pela insistencia de um amigo, que hoje nem mais blogueiro é...E foi uma das melhores coisas que eu podia ter feito, conheci pessoas incríveis e tenho a oportunidade de ler coisas magníficas como as que eu leio aqui!

Beijo imenso, querida

Everson Russo disse...

Beijo carinhoso de bom domingo e uma linda semna pra ti querida....

Lúcia Laborda disse...

Oie Paulinha; amei sua postagem! Sabe? Quando me afasto do blog, por algum motivo, ou quando os amigos se afastam do blog, sinto uma enorme falta.
Boa semana! Beijos

Franzé Oliveira disse...

OIE, li e reli. Achei nostálgico e bonito.

"O erro é criar hábitos." - Oscar Wilde.

Beijos menina linda.

Vanna disse...

Menina, adorei o post. O MUDE tb foi um dos blog q no início eu estava sempre a visitar, mas não sei bem pq m perdi pelo caminho. Nossa, vc m fez lembrar q tantos outros pararam ou seguiram em outra direção. Deu saudades. Assim como amigos reais q não vemos mais queremos reencontrar, tb os virtuais despertam este desejo.
Tomara estejamos juntas por longo tempo.
Bjs, lindos dia d paz pra vc.

Anônimo disse...

O que me impressiona é que sempre há alguém em que sentimos conectados na alma.

Um beijo