Quero ir para casa. Vamos embora. Ele pedia com a voz meiga, olhos marejados. Puxava a mão do pai, olhava para a mãe e continuava pedindo, insistia, fazia bico. Reclamaram com ele. Então desistiu, sentou-se triste, cansado. Era visívil o cansaço dele, e eu entendia, doze horas da manhã, sol quente, depois de três horas de missa e procissão.
Algumas crianças diante da mesma situação poderiam chorar alto, gritar, espernear, cair no chão, chutar os pais. As crianças para pedirem atenção, carinho, afeto, para serem ouvidas e vistas, podem ter vários comportamentos, várias atitudes, desde chorar baixo a chorar alto, falar ou gritar, dar a mão ao adulto, ou a uma outra criança, deitar no colo, chutar, beliscar, ficar de cara feia, se isolar. São diversas as manifestações comportamentais para exprimir sentimentos e emoções. Afetos, carinhos, cuidados. Assim como para expressar dor, frustração, raiva, desapontamento, medo, indignação.
As crianças crescem. Vão reproduzir nas relações de adulto, tanto a maneira de dar, de pedir,de aceitar atenção, afeto, cuidados e carinho, de serem ouvidos e vistos. Uns expressam atenção e carinho, mas não sabem receber. Outros, sabem receber, mas não sabem dar. Tem aqueles que nem sabem receber e nem dar.
Sendo assim, ao nos tornarmos adultos, trazemos dentro de nós a nossa criança, a nossa história de vida, o tão falado passado, a teia de relações que nos formaram. Relações que podem ter sido de cuidado saudável, exagerado cuidado, de abandono, de exploração.Ou até um misto delas.
Nós não somos o que somos por mero acaso. O importante é o que estamos fazendo com o que somos, e como somos. Por isso, relacionamento e comunicação, são temas sempre frequentes de análises das dificuldades, da busca de entendimento. numa relação a dois, nunca estão só os dois, estão varias representatividades das nossas anteriores relações.
10 comentários:
Somos construídos aos poucoe e moldados com a passagem do tempo. Estamos sempre em eterna modificação. Mutamos sempre.
Um beijo grande
Bacana sua visita em meu blog e fiquei muito feliz em ver vc por lá..
Não posso ler sua postagem agora..mas con certeza voltarei..estou te seguimdo..
Bj
Ma ferreira
ainda bem que a vida é inedita a cada dia...ainda bem que existe gente como a gente.
(ainda emocionada com seu comentario)
obrigada......
beijao
voce é uma grande conhecedora da - como dizer - a alma, o espirito, ou sei là de que - das pessoas començando pelas crianças. OTIMO!!!
e tbmem tem razao eqto ao que diz que tem gente que nao sabe nem dar nem receber....
beijos cada vez com mais carinho
Certo, Principalmente com crianças até uns 10 anos de idade, que é a fase de formação de caráter. Parabéns. Beijos
Ei Paula...
Eu estava com saudades de estar com vocês da blogosfera!
Retornei das férias e espero que possamos estar todos juntos novamente.
Concordo plenamente com você... Relacionamento e comunicações saudáveis são fundamentais para a formação das pessoas.É preciso estar atento a esses fatores tão importantes na vida de um ser humano!
Um beijo carinhoso
Olá querida amiga Paula Barros, pelas belas imagens esse pequeno menino deve ser calmo, reflexivo e bem inteligente. Será que a avaliação distante vale? Belo texto amiga!
forte abraço
C@urosa
Teu relato m e fez lembrar q uma vez vi um homem chorar alto feito um menino...Só as crianças choram alto ou mesmo berram...Depois choramos pra dentro de nós...Cada vez mais para dentro.Este homem q chorava alto havia perdido a mãe e neste exato momento voltou a ser criasnça ou libertou a sua criança para chorar alto e sentido...Sim o mundo é um conflito, uma desordem e poucos entendem de verdade o q o outro quer dizer(muitos até,fingem q nao entendem para sobreviver).Lindinho este menino captado pelas tuas lentes!
Beijos
Maria
Somos o produto de uma vivência inteira!!!
Cada migalha conta.
Sempre pensei que, para dar algo tinha que receber.
O tal sistema dos vasos comunicantes. Mas sempre recebi mais do que dei mesmo no mais pequeno gesto.
Aprender a receber...
Passei por aqui vinda do blog do Amigo Pena
Gostei
Utilia
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